segunda-feira, 18 de abril de 2011

Técnicas de reciclagem de pilhas - Victoria nº47

Coleta

Resulta de interesse que o consumidor assimile e adquira certos hábitos de reciclagem. Os niveis de coleta se incrementam com rapidez.
Em 2005 os níveis de coleta de pilhas de formato grande rondavam os 22,4%(2,64 pilhas /habitante /ano) e para as pilhas botão em 38,9% (0,21 pilhas /habitante/ano). Isto se traduz em que anualmente para cada 1000 habitantes se estão recolhendo 2640 pilhas de grande formato e 210 pilhas botão.
Para poder facilitar o trabalho de classificação das pilhas, é interessante fazer uma coleta seletiva, diferenciando as pilhas botão das alcalinas.


Classificação
A classificação por tamanhos é importante e necessária. Conseguindo assim lotes homogêneos em dimensão. Os sistemas eletromecânicos reclassifican o produto,facilitando posteriores etapas.

Sendo mais viável tecnicamente, classificá-las atendendo a suas propriedades físicas: magnetismo, densidade, raios X, etc.

Trituração
A ação de esmiuçar o material é necessária para todos os processos hidrometalúrgicos e não em todos os processos pirometalúrgicos.

Cada técnica de trituração apresenta vantagens e inconvenientes, Em cada caso se deve eleger a mais adequada: moinhos de martelos, cinzelagem, Nitrogênio líquido, entre outros.

Separações físicas
Depois da trituração se realiza a separação granulométrica ou de tamanhos, Esta ocorre por densidade leve ou pesada. Uma nova separação magnética isola apara a parte férrea da não férrea.


Tratamentos térmicos

As diferentes temperaturas de ebulição de cada composto facilitam a separação dos elementos. À medida que aumenta a temperatura se recolhem os elementos mais voláteis, sendo primeiro o Mercúrio (a 600º C), esfriando-o se consegue uma separação eficaz. A presença de matéria orgânica (manteiga de Mercúrio) tende a depositar-se nas conduções produzindo numerosas e fortes explosões. Zinco e o Cádmio se volatilizam a temperaturas superiores a 600ºC. A separação destes metais se pode conseguir de duas maneiras: num ambiente redutor ou num oxidante.

A presença do Cádmio entorpece a obtenção de Mercúrio e Zinco. Outra dificuldade se apresenta na separação do Ferro e o Níquel nas ligas de metais. Esta é a razão pela qual se faz necessário separar previamente as pilhas Nem/Cd do resto, antes do processo pirometalúrgico e tratá-las por separado.

Tratamentos hidrometalúrgicos e pirometalúrgicos
A dissolução obtida, de tipo ácido ou alcalino, tem uma composição complexa, com presença de vários metais, pelo que as técnicas de separação (com solventes orgânicos ou eletrólises particulares) podem ser bastante sofisticadas.

O tratamento pirometalúrgico é mais difícil de controlar e por isso potencialmente mais contaminante do que os hidrometalúrgicos.
A partir daí, a Alpha Monografias Prontas e Monografia de base realizou este artigo visando a ampliação do entendimento sobre o tema, de modo básico, já que o estudo mais aprofundado sobre cada modelo de reciclagem infelizmente é muito extenso, sendo mais próprio para uma monografia específica cada.

http://www.maenatureza.net/natureza/1305-metodos-de-reciclagem-de-pilhas.html

"Comentário:Ha poucas formas de reciclagem de pilhas, porém, as que existem são muitos eficientes, pois elimina qualquer resíduo que possa trazer mal ao meio ambiente. Por isso o certo é levar as pilhas aos postos de reciclagem para que elas possam ser descartadas devidamente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário